terça-feira, 10 de abril de 2012

TRABALHANDO COM O PROGRAMA MICRO CENTER ESCOLA ATIVA / 2012

        Nos dias 24 de fevereiro a 02 de março do ano de 2012, de acordo com programa MICRO CENTER ESCOLA ATIVA / 2012 a professora Lilita trabalhou juntamente com seus alunos do 1º e 2º ano classe multisseriado o texto “Vivenciando a prática”.
       O Planejamento o qual a professora Lilita desenvolveu é de autoria dos Professores: Telma Gleide e Rozivaldo Guedes.
      É importante ressaltar que o Planejamento foi adaptado à realidade dos alunos da Professora Lilita,
“VIVENCIANDO A PRÁTICA” 
  • A partir do texto: O sapo, da autora: Nair Correa Guimarães foi feito um modelo de aula interdisciplinar; focando:
1)    Português: Leitura, escrita, classe de palavras (Substantivo) interpretação do texto; noções de em cima em baixo, beira (margem do rio), noções de antônimo (frio calor) dormir despertar, feio, perto, longe.
2)    Arte e educação: fazer um sapo em dobradura ou massa de modelar.
3)    Ciências: explorar animais anfíbios a partir do sapo, do texto.
4)    Geografia:
4.1) Hidrografias,bacias hidrográficas e arroios.
4.2) Rios da região - sul do Ceará (Arneiroz)
•    Jaguaribe - Nasce na serra da joaninha, Tauá.
•    Riacho do mucuim.
•    Arneiroz II - Uso e cuidados.

  •     Explorar sobre a hidrografia do município. Podem fazer um mural com fotos:
  •     Trabalhar a preservação dos rios, reflorestar margens, não poluir.
4.1) Pedras:rochas (monólitos).
  •     Explorar sobre a grande quantidade de pedras, dando a situação do tipo de solo, encontrado aqui.
  •     Pedir aos alunos que coletem amostra dos diversos tipos encontrados aqui. Fazer uma exposição.
“PLANEJAMENTO DE AULA”

Público Alvo: Multisseriados de 1º ao 5º ano.
Disciplina:
Português.
Conteúdo:
Estudo de texto poético: O sapo (Nair Correa Guimarães) Explicita a diferença do texto poético e do texto em prosa...
Tema Transversal que posso incluir:
Animais anfíbios, rios (poluição e preservação), monólitos (pedras).
"O SAPO"

Sou um pobre sapo
Que vivo a vida inteira
Embaixo de uma pedra no rio, aqui na beira.
Parece uma tristeza viver a minha vida
Porem não troco por outra mais subida
Durante o frio durmo
Vem o calor desperto
E faço meus passeios no campo aqui perto
Dizem que o sapo é feio
Mas não foi para o modelo
Que o sapo ao mundo veio.














“DESENVOLVIMENTO DE AULA”
  •     Copiar o texto na lousa ou no papel madeira.
  •     Convidar os alunos a lerem.
  •     Solicitar que copiem.
  •     Após a leitura a interpretação:
1)    Segundo o texto, o personagem principal, o sapo estava:
a)    (   ) Feliz        -        b) (   ) Infeliz

2)    O Sapo do texto.
a)    (   ) Se preocupa com o que dizem dele?
b)    (   ) Não se importa com beleza.

3)    Onde mora o sapo do texto?
c)    (   ) No Rio        -        b) (   ) N floresta       -       c) (   ) Na cidade

4)    Os sapos vivem na água por que:
a) (   ) Põem lá os seus ovos.
b) (   ) Precisa manter a pele úmida, para melhor respirar.
c) (   ) Porquê é muito Higiênico.

5)    No início da vida os sapos, chamam-se:
a) (   ) Girinos.
b) (   ) Caninos.
c) (   ) Felinos.
"OBJETIVOS:"

1)    Desenvolver a leitura, escrita e interpretação de texto.
2)    Refletir sobre a condição e utilidade desse tipo de animal, e sua contribuição para o meio ambiente.
3)    Ampliar seus conhecimentos, pesquisando sobre hidrografia do município, rochas, animais etc.

"RECURSOS:"
  •     Canção O Sapo. (Eliana) Som.
  •     Texto escrito / xerocado.
  •     Pesquisa em livro revista e internet.
  •     Colagem de mural, (zoológico...).
  •     Produção do animal com massa de modelar.

"METODOLOGIA:"

         Inicia-se tocando em som a canção, ou cantando. Depois se explana sobre o anfíbio em questão...
        A seguir ler o texto com a turma e solicite que copiem. Por fim, faz-se a interpretação do texto.
    Depois se divide a turma, e direciona o estudo, integrando as diversas disciplinas: Ciências (o animal sapo: anfíbio)

  •     Ciências (o animal sapo: anfíbio)
  •     Geografia (Hidrografia do local onde moram, rochas).
  •    Arte e Educação: (construção do sapo em barro, papel, ou massa de modelar).

Um comentário: