Nos dias 24 de fevereiro a 02 de março do ano de 2012, de acordo com programa MICRO CENTER ESCOLA ATIVA / 2012 a professora Lilita trabalhou juntamente com seus alunos do 1º e 2º ano classe multisseriado o texto “Vivenciando a prática”.
O Planejamento o qual a professora Lilita desenvolveu é de autoria dos Professores: Telma Gleide e Rozivaldo Guedes.
É importante ressaltar que o Planejamento foi adaptado à realidade dos alunos da Professora Lilita,
O Planejamento o qual a professora Lilita desenvolveu é de autoria dos Professores: Telma Gleide e Rozivaldo Guedes.
É importante ressaltar que o Planejamento foi adaptado à realidade dos alunos da Professora Lilita,
“VIVENCIANDO A PRÁTICA”
- A partir do texto: O sapo, da autora: Nair Correa Guimarães foi feito um modelo de aula interdisciplinar; focando:
1) Português: Leitura, escrita, classe de palavras (Substantivo) interpretação do texto; noções de em cima em baixo, beira (margem do rio), noções de antônimo (frio calor) dormir despertar, feio, perto, longe.
2) Arte e educação: fazer um sapo em dobradura ou massa de modelar.
3) Ciências: explorar animais anfíbios a partir do sapo, do texto.
4) Geografia:
4.1) Hidrografias,bacias hidrográficas e arroios.
4.2) Rios da região - sul do Ceará (Arneiroz)
• Jaguaribe - Nasce na serra da joaninha, Tauá.
• Riacho do mucuim.
• Arneiroz II - Uso e cuidados.
2) Arte e educação: fazer um sapo em dobradura ou massa de modelar.
3) Ciências: explorar animais anfíbios a partir do sapo, do texto.
4) Geografia:
4.1) Hidrografias,bacias hidrográficas e arroios.
4.2) Rios da região - sul do Ceará (Arneiroz)
• Jaguaribe - Nasce na serra da joaninha, Tauá.
• Riacho do mucuim.
• Arneiroz II - Uso e cuidados.
- Explorar sobre a hidrografia do município. Podem fazer um mural com fotos:
- Trabalhar a preservação dos rios, reflorestar margens, não poluir.
- Explorar sobre a grande quantidade de pedras, dando a situação do tipo de solo, encontrado aqui.
- Pedir aos alunos que coletem amostra dos diversos tipos encontrados aqui. Fazer uma exposição.
“PLANEJAMENTO DE AULA”
Público Alvo: Multisseriados de 1º ao 5º ano.
Disciplina: Português.
Conteúdo: Estudo de texto poético: O sapo (Nair Correa Guimarães) Explicita a diferença do texto poético e do texto em prosa...
Tema Transversal que posso incluir: Animais anfíbios, rios (poluição e preservação), monólitos (pedras).
Disciplina: Português.
Conteúdo: Estudo de texto poético: O sapo (Nair Correa Guimarães) Explicita a diferença do texto poético e do texto em prosa...
Tema Transversal que posso incluir: Animais anfíbios, rios (poluição e preservação), monólitos (pedras).
"O SAPO"
Sou um pobre sapo
Que vivo a vida inteira
Embaixo de uma pedra no rio, aqui na beira.
Parece uma tristeza viver a minha vida
Porem não troco por outra mais subida
Durante o frio durmo
Vem o calor desperto
E faço meus passeios no campo aqui perto
Dizem que o sapo é feio
Mas não foi para o modelo
Que o sapo ao mundo veio.
Que vivo a vida inteira
Embaixo de uma pedra no rio, aqui na beira.
Parece uma tristeza viver a minha vida
Porem não troco por outra mais subida
Durante o frio durmo
Vem o calor desperto
E faço meus passeios no campo aqui perto
Dizem que o sapo é feio
Mas não foi para o modelo
Que o sapo ao mundo veio.
“DESENVOLVIMENTO DE AULA”
- Copiar o texto na lousa ou no papel madeira.
- Convidar os alunos a lerem.
- Solicitar que copiem.
- Após a leitura a interpretação:
1) Segundo o texto, o personagem principal, o sapo estava:
a) ( ) Feliz - b) ( ) Infeliz
2) O Sapo do texto.
a) ( ) Se preocupa com o que dizem dele?
b) ( ) Não se importa com beleza.
3) Onde mora o sapo do texto?
c) ( ) No Rio - b) ( ) N floresta - c) ( ) Na cidade
4) Os sapos vivem na água por que:
a) ( ) Põem lá os seus ovos.
b) ( ) Precisa manter a pele úmida, para melhor respirar.
c) ( ) Porquê é muito Higiênico.
5) No início da vida os sapos, chamam-se:
a) ( ) Girinos.
b) ( ) Caninos.
c) ( ) Felinos.
a) ( ) Feliz - b) ( ) Infeliz
2) O Sapo do texto.
a) ( ) Se preocupa com o que dizem dele?
b) ( ) Não se importa com beleza.
3) Onde mora o sapo do texto?
c) ( ) No Rio - b) ( ) N floresta - c) ( ) Na cidade
4) Os sapos vivem na água por que:
a) ( ) Põem lá os seus ovos.
b) ( ) Precisa manter a pele úmida, para melhor respirar.
c) ( ) Porquê é muito Higiênico.
5) No início da vida os sapos, chamam-se:
a) ( ) Girinos.
b) ( ) Caninos.
c) ( ) Felinos.
"OBJETIVOS:"
1) Desenvolver a leitura, escrita e interpretação de texto.
2) Refletir sobre a condição e utilidade desse tipo de animal, e sua contribuição para o meio ambiente.
3) Ampliar seus conhecimentos, pesquisando sobre hidrografia do município, rochas, animais etc."RECURSOS:"
- Canção O Sapo. (Eliana) Som.
- Texto escrito / xerocado.
- Pesquisa em livro revista e internet.
- Colagem de mural, (zoológico...).
- Produção do animal com massa de modelar.
"METODOLOGIA:"
Inicia-se tocando em som a canção, ou cantando. Depois se explana sobre o anfíbio em questão...
A seguir ler o texto com a turma e solicite que copiem. Por fim, faz-se a interpretação do texto.
Depois se divide a turma, e direciona o estudo, integrando as diversas disciplinas: Ciências (o animal sapo: anfíbio)
A seguir ler o texto com a turma e solicite que copiem. Por fim, faz-se a interpretação do texto.
Depois se divide a turma, e direciona o estudo, integrando as diversas disciplinas: Ciências (o animal sapo: anfíbio)
- Ciências (o animal sapo: anfíbio)
- Geografia (Hidrografia do local onde moram, rochas).
- Arte e Educação: (construção do sapo em barro, papel, ou massa de modelar).
Tenho orgulho da Senhora...
ResponderExcluir