Desenho da Comunidade de Lagoa do Pessoa |
Lagoa do Pessoa, o nome se deu através de uma grande lagoa existente naquele lugar e Pessoa em homenagem a família.
O primeiro habitante existente na localidade foi Clementino de Sousa, tinha como renda familiar a agricultura e a pecuária. Clementino era genitor de Maximiano de Sousa Pessoa.
Em 1958, Agapito Araújo Feitosa, filho dessa comunidade se elegeu como vereador, onde teve um mandato de 14 anos, (na época o Prefeito era Antonio Petrola).
Em 1964 Abilio Aristides dos Santos, presenteou a comunidade com um terreno para construção de uma escola, depois de construída recebeu o nome de Maximiano de Sousa Pessoa (em memória), tendo como a primeira professora da escola, Maria Gesi Carvalho Citó.
No decorrer dos anos foi construída a Capela de Nossa senhora da Conceição, data comemorativa dia 08 de dezembro, sendo o terreno doado pelo Senhor Elzir de Sousa pessoa.
A comunidade é banhada por dois riachos, conhecidos popularmente como, Caldeirão do Bode e Riacho do Pajeú, possuindo também um grande açude pelo o qual beneficia todos os moradores.
A economia de nossa comunidade baseia-se na agricultura de subsistência familiar, com o cultivo de milho e feijão. A pecuária desenvolvida tem ênfase na criação de: ovinos, caprinos, bovinos, suínos e aves de pequeno porte.
O artesanato em bordados e crochê, uma cultura bastante difundida pelos moradores e também complementa a renda da comunidade.
Sua população na maior parte possui uma renda em torno de um salário mínimo (aposentados).
São visíveis o desenvolvimento e o progresso da comunidade, se manifestando através de: energia elétrica, escola, serviços médico com o Programa da Saúde da Família (PSF), linha telefônica, asfalto em construção interligando a comunidade aos municípios de Catarina, Taúa e Arneiroz.
Atualmente Lagoa do Pessoa possui uma população de 62 habitantes.
Na parte de lazer temos como principais eventos, o forro pé de serra e as vaquejadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário